Aviso aos navegantes

Este blog nasceu no dia em que mandei minha bílis passear e decidi apostar na alegria. A cristã mesmo, aquela antiga, que vê a ressurreição para além da cruz, que não é ignorada ou sublimada, mas aceita e vivida sob protestos até obter a única resposta possível: a Vida.

Não procurem aqui minhas opiniões: elas pouco importam. Não se incomodem pelo fato de eu não revelar minha identidade: há suficientes autores ou poetas auto-proclamados nos blogs ativos. Importa-me apenas apontar aqui e ali pessoas, sites, artigos, textos literários, um ou outro vídeo que destróem a ilusão de um apocalipse cultural. Há muita coisa boa por aí – e aposto que há mais coisas boas que ruins, embora as ruins tendam a nos impressionar por mais tempo.

Este é, portanto, um anti-blog: ele não deseja alimentar virtualidades, mas cair NO real. Os links que selecionei há algum tempo ficarão desativados por enquanto. Neles, vocês encontrarão pessoas que me parecem olhar a realidade de forma interessante. Estão divididos em Antiofídicos, os que salvam do veneno; Pesquisa da boa é o que se faz quando os antiofídicos morrem. Suportáveis (por 10 minutos) são os que ajudam mas às vezes se perdem no combate a seus próprios fantasmas e Quase insuportáveis, gente de talento que oscila entre amar mais a realidade ou a própria imaginação. Pinga da boa é só para os fortes. 

Os Anacrônicos pertencem à família dos Antiofídicos, mas não possuem páginas pessoais ou algo do gênero – só escrevem livros, vejam só que coisa antiquada… Coloco à disposição as informações que encontro em sites de livrarias ou outras páginas – e agradeço se alguém puder enviar informação melhor. Just do it aponta diversas iniciativas culturais, acadêmicas e profissionais, submetidas a contradições, questionamentos, envolvimento político, interesses financeiros e tudo o que mais pertence ao mundo real… Separem o joio do trigo e aproveitem o que lhes convier. Por fim, Um bom drink são as bebidas que tornam mais leve o fim de tarde em que vivemos. 

Nos textos principais, vocês encontrarão apenas uma coisa: ficção. Aviso: sou lentíssimo. Navegar é preciso, mas não aqui.

Ó navegantes, isto é um anti-blog: ele não tem poderes curativos, não salvará o mundo de nenhum desastre cultural, não é culto demais nem de menos, não tem ilusões demais nem de menos, não é amargo demais nem de menos. É uma página pouco eufórica e quase contemplativa: passem para um café, fiquem por algum tempo e voltem ao mar da vida. Eu farei o mesmo.

Deixe um comentário